Piso Salarial 2015: Dissídios e Acordos de Sindicatos

O piso salarial consiste um valor mínimo que é estabelecido para ser pago a um determinado profissional. Para cada profissional existe um piso salarial, essa é uma maneira de estabelecer os valores a serem pagos para cada pessoa.

O valor do piso depende da categoria em que se encontra o profissional, é uma forma de universalizar os salários, mas sempre tem empresas que oferecem valores melhores do que as outras, mas em suma o piso do salário é sempre o mesmo.

Piso Salarial 2015

Todos os anos o valor do piso passa por um reajuste, essa é uma garantia presente na Constituição Federal de 1988. Portanto, todos os anos temos uma alteração, por menor que ela seja.

Informações sobre o Piso Salarial 2015.

Informações sobre o Piso Salarial 2015.

O piso é ao contrário do teto salarial, o primeiro significa o valor mínimo a ser pago para o profissional de tal área, e o segundo significa o valor máximo. Basta fazer uma relação entre piso e teto que você consegue compreender por que é valor mínimo e máximo.

Quando o trabalhador recebe abaixo do piso a empresa está indo contra um direito seu, nesses casos é necessário que a pessoa procure os seus direitos perante a justiça.

Dissídios do Piso Salarial

É importantíssimo que os trabalhadores acompanhem essas informações sobre piso salarial, é uma forma de saber se ele está recebendo pelo menos o salário base da sua profissional. Caso não esteja é necessário procurar a justiça do trabalho.

MTE quem fiscaliza o piso salarial.

MTE quem fiscaliza o piso salarial.

A respeito do dissídio isso sempre causa muitas dúvidas nas pessoas, o mesmo ocorre somente quando não é uma possibilidade de acordo na data-base entre as partes, nesse caso o trabalhador também deve ir até a Justiça do Trabalho.

Os dissídios é um assunto que muitas pessoas possuem dúvidas, mas em suma trata-se apenas de um acordo quando há divergências quanto a data-base. Sempre que o profissional tiver dúvidas ele pode recorrer a Justiça para averiguar, é sempre bom ficar de olho para que a empresa não faça nada fora da lei.

Acordos de Sindicatos  para Piso Salarial

Muitas pessoas pensam que o governo quem estabelece o valor do piso salarial para cada categoria, mas isso não é verdade. Quem faz o estabelecimento dos valores é o Sindicado dos Trabalhadores, ele quem determino o piso como também o teto para cada profissão.

O sindicado quem define o piso salarial.

O sindicado quem define o piso salarial.

O órgão responsável por fiscalizar os trabalhos dos Sindicatos é o Ministério do Trabalho e Emprego, e não o governo em si. Por isso que todos os anos os trabalhadores cobram muito do sindicato para que eles mudem e aumentem o piso, o que consequentemente aumenta o salário de cada profissional.

Preço de Apostila Concursos
31 Responses to “Piso Salarial 2015: Dissídios e Acordos de Sindicatos”
  1. tais
  2. roberta
  3. pedro
  4. sebastiao
  5. Dione
  6. felipe
  7. marcio
  8. marcio
  9. CRISTINA
  10. Celma
  11. marcele
  12. jeovana
  13. Kelly
  14. Shirleide
  15. Reginaldo
  16. Marina
  17. jo
  18. grace Cristina
  19. Claudio
  20. Daniele Felix
  21. Jefferson
  22. Rosangela Rios Duarte
  23. Janaina

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *