Como Fazer uma Boa Redação para Concurso

Se você vai prestar um concurso público, fazer uma boa redação para concurso pode determinar o seu sucesso ou o seu fracasso. Geralmente, uma boa redação para concurso é aquela que consegue passar a mensagem claramente, que cativa o leitor e que acrescenta algo. Porém, além disso, uma boa redação deve sempre estar acompanhada das técnicas corretas.

1

Como Fazer uma Boa Redação para Concurso

Além de ter uma caligrafia ao menos legível, o candidato deve conhecer regras de pontuação, concordância e acentuação. Deve, também, saber argumentar sobre o tema proposto e ter conhecimento das normas gramaticais e ortográficas.

Geralmente, os concurseiros se sentem preparados para a prova objetiva mas não para a redação. Assim, eles se perguntam: como fazer uma boa redação para concurso? A resposta é simples: treinando.

Como Fazer uma Boa Redação para Concurso: Por Onde Começar?

Basicamente, uma redação é composta de três partes importantes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Uma boa redação para concurso consiste em criar um elo ligando essas três partes. Mas antes, aproveite para  conferir também ótimas dicas de Como Estudar para Concursos!

Introdução

É na introdução que o tema principal deve ser apresentado ao leitor de forma clara e concisa. A principal dica é não se prolongar muito nessa parte, já que em seguida você terá que desenvolver o tema. Assim, na introdução, busque criar 1 parágrafo curto de aproximadamente 4 a 6 linhas.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte mais importante de sua redação. Nos próximos parágrafos, você deverá expor o seu ponto de vista sobre o tema proposto e argumentar de forma lógica, permitindo que o leitor entenda do que se trata e também acompanhe seu raciocínio. O desenvolvimento deve ter no mínimo 2 parágrafos e, no máximo, 4.

2

Conclusão

A conclusão deve se estender por, no máximo, 2 parágrafos. Ela é o fechamento. É na conclusão que seu ponto de vista deve ser defendido, assim como as possíveis soluções para o problema/tema proposto.

Como Fazer uma Boa Redação para Concurso: Dicas Importantes

Agora que você já sabe do que é composta uma redação, confira as dicas importantes que selecionamos para você criar um bom texto.

Leia muito. A leitura enriquece o seu vocabulário. Quanto mais você ler, melhor você escreverá.

Escreva muito. Como dissemos logo no início, para escrever bem, é preciso escrever sempre. A prática leva à perfeição.

Não faça parágrafos longos demais. Na maioria das vezes, eles dificultam a leitura do texto a tornam cansativa. Além disso, é mais fácil organizar as ideias em parágrafos mais curtos.

3

Na hora de treinar a redação em casa, busque temas que possam estar relacionados com o seu concurso. Pesquise temas de concursos anteriores. Dessa forma, você estará mais bem preparado na hora da redação e também mais familiarizado com os assuntos que possam ser propostos.

Busque o aperfeiçoamento. Seja crítico de suas redações, revise seus textos, peça para pessoas mais experientes opinarem sobre o que você escreveu e busque melhorar a cada novo treino.

Brigue contra o relógio. Em seus treinos de redação, procure cronometrar o tempo que você gasta para desenvolvê-las. Quanto mais você treinar, menos tempo você irá gastar e isso deixará você mais tranquilo no dia da redação.

Preço de Apostila Concursos
2 Responses to “Como Fazer uma Boa Redação para Concurso”
  1. maria socorro teixeira de souza
    • Julio

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *